26/10/06 – I Congresso mineiro de epilepsia

 

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

CLINICAL, PSYCHOSOCIAL AND SCIENTIFIC NOTE

 

I Congresso mineiro de epilepsia

 

Foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2006, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG o I Congresso Mineiro de Epilepsia, o qual contou com 220 participantes. Entre os inscritos estavam vários profissionais da área de saúde, estudantes de vários cursos de graduação e colaboradores na prestação de serviços de saúde, tais como: Santa Casa, Hospital Felício Rocho e Hospital de Clínicas. Participaram também pessoas com epilepsia, familiares e cuidadores. Houve a participação de autoridades da área da saúde, a nível municipal e estadual, além de vários pesquisadores.

O I Congresso Mineiro de Epilepsia contou com o apoio das entidades que representam a classe médica através da Liga Brasileira de Epilepsia, do Capitulo Mineiro da LBE e das entidades que representam os pacientes: a Federação Brasileira das Associações de Pacientes – EPIBRASIL e a Associação Mineira de Epilepsia – AMAE.

A organização do Congresso foi liderada pelo Núcleo de Neurociências do Departamento de Fisiologia e Biofísica – ICB e apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Fisiologia e Farmacologia do ICB-UFMG. Para sua realização, o evento recebeu apoio financeiro da FAPEMIG, da CAPES, da LBE, da Novartis, da POLITEC e da Universidade Federal de Minas Gerais, através do programa de apoio a eventos das Pró-Reitorias – PAIE. Foi também realizado o Simpósio satélite pré-congresso “Hormônios e Epilepsia“, tendo sido a abertura do mesmo realizada pelo Prof. Norberto Cairasco e o encerramento pelo Prof. Carlos Guerreiro. Neste, no qual os participantes tiveram a oportunidade de ter o conhecimento sobre os resultados de pesquisas em hormônios e epilepsia que estão sendo realizadas em laboratórios da UNIFESP, da UFMG e da USP-Ribeirão Preto.

I Congresso Mineiro de Epilepsia além da excelente programação científica ofereceu a todos momentos de lazer e confraternização, como por exemplo, o Concerto de Piano durante a Sessão Solene de Abertura, com a apresentação magnífica do pianista Wilton de Melo Cardoso, além da exposição de pinturas da artista plástica Aída Sávio.

A conferência da sessão solene de abertura Epilepsia: Um desafio para a medicina, para as neurociências e para a sociedade foi proferida pelo eminente neurologista Prof. Dr. Gilberto Belizário Campos, que foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à neurologia em Minas Gerais e no Brasil, com uma placa de prata que lhe foi entregue pelo Prof. Fernando Pimentel de Souza, Professor Titular do Depto. de Fisiologia e Biofísica – ICB-UFMG.

Gostaríamos de registrar, que além do sucesso em termos de adesão do público alvo, dos palestrantes e o apoio recebido, nossa maior satisfação é a certeza que esta integração além de ter proporcionado interessantes debates, ocasionou várias propostas que, com certeza, contribuirão para a melhoria no atendimento às pessoas com epilepsia, além de visualizar e prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da área de saúde.

Comissão Organizadora