29/09/15 – I Fórum Nacional de Epilepsia

I Fórum Nacional de Epilepsia – 29 de setembro de 2015


No dia 29 de setembro foi realizado, em Brasília, o primeiro Fórum Nacional de Epilepsia “Epilepsia Fora das Sombras”. O evento contou com a participação de 300 pessoas, entre elas vítimas da doença, familiares, parlamentares e 35 representantes das associações participantes. Os presentes discutiram sobre metas da Estratégia e Plano de Ação de Epilepsia para as Americas e Caribe OPAS/OMS a serem cumpridas e a Campanha Global “Epilepsia Fora das Sombras”, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A crise epilética, segundo a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), “é definida como a ocorrência transitória de sinais e/ou sintomas devido a uma atividade neuronal síncrona ou excessiva no cérebro. Esses sinais ou sintomas incluem fenômenos anormais súbitos e transitórios tais como alterações da consciência, ou eventos motores, sensitivos/sensoriais, autonômicos ou psíquicos involuntários percebidos pelo paciente ou por um observador.” No mundo, estima-se que 50 milhões de pessoas sofram da doença, mas, por falta de conhecimento, nem todos procuram por tratamento.

Campanhas e políticas públicas voltadas para a Epilepsia são fundamentais para conscientizar a população. A Criatório, Agência Experimental do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Promove, atende gratuitamente a Associação Mineira de Epilepsia (AMAE) na criação de artes que serão utilizadas em camisetas da instituição. Esse trabalho permite aos alunos do curso que participam da agência, uma proximidade com o mercado de trabalho.